Fique por dentro das notícias e dicas

Planejamento de carreira: por que é importante oferecer isso ao seu funcionário

08/02/2019

Se existe um objetivo semelhante em qualquer empresa é o de reter talentos e o desenvolvimento máximo de seus potenciais.

Nesse quesito, o planejamento de carreira é uma excelente estratégia para que, através da visão de crescimento, os colaboradores se empenhem para oferecer sempre o melhor possível, além de desenvolver muito mais as suas habilidades.

Vantagens a longo prazo

Desde o momento da procura pela vaga de emprego, os profissionais hoje em dia já não se veem mais atraídos somente pelo salário. Eles buscam por benefícios, qualidade de vida e vantagens a longo prazo. O que faz com que o plano de carreira entre nos aspectos mais valorizados pelos profissionais. Os gestores, portanto, precisam estar cientes de que o mercado está formando profissionais cada vez mais preparados, completos e que esperam que a empresa possa recompensá-los pela eficiência e pelos melhores resultados.

Uma remuneração competitiva sem investimento na qualificação e no crescimento dos colaboradores tende a resultar em desmotivação e, por consequência, alta rotatividade. Como sabemos, reter bons funcionários é a melhor forma de alcançar o crescimento do negócio, com a formação de uma equipe de alta performance.

Confiança conquistada = desenvolvimento e produtividade

A empresa que oferece plano de carreira acaba tendo um direcionamento positivo no mercado, que permite que a marca ganhe mais solidez e respeito através dos seus colaboradores.

O plano de carreira contribui positivamente para a vida profissional, mas também para a vida pessoal da equipe. Afinal, oferecer um planejamento que garanta segurança e possibilidades de superar as expectativas criam um ambiente de trabalho mais favorável ao desenvolvimento.

Assim, todos ganham, uma vez que tal incentivo gera um aumento da produtividade e retém os melhores talentos dentro da empresa.

O plano de carreira oferecido pela sua empresa deve ser um programa bem estruturado que estabeleça a trilha a ser percorrida por cada profissional que entra na organização. Nele, serão especificadas as competências exigidas para cada posição hierárquica, além da definição da expectativa da empresa com relação àquela posição.

Como começar

É muito importante que haja a preocupação em formular um plano para atrair talentos e que, também, consiga proporcionar ao funcionário a real possibilidade de seguir se desenvolvendo gradativamente. Este desenvolvimento pode se dar através de uma escada já definida ou, em alguns casos, permitindo que o próprio funcionário construa os degraus.

É possível que venham a surgir novos cargos, muitos deles de liderança. E neste momento, a reflexão é necessária: estou preparando pessoas para que estejam aptas a ocuparem esses cargos no futuro? Ou será necessário trazer novos profissionais? A ideia de novas contratações influencia diretamente no plano de carreira que você irá oferecer, por isso esta visão de futuro precisa estar bem clara antes da preparação desse plano.

Junto a isso, converse com as suas equipes. Procure escutar quais são as expectativas de carreira que cada um possui dentro da organização. Dessa forma será possível também conhecer aqueles que não pretendem ficar muito tempo e procurar entender as razões pelas quais eles têm essa visão.

Importante salientar que o plano de carreira deve ser estendido a todos os trabalhadores, independente da faixa salarial, incluindo avaliações de desempenho, discussão dos objetivos profissionais e dicas para melhoria da produtividade. As avaliações e as dicas devem existir para manter o funcionário motivado, reajustando rotas e mantendo sempre o planejamento de carreira interessante do ponto de vista de ambos os lados: empresa e colaborador.

Além disso, para que a organização se mantenha eficiente e apresentando bons números ao final de cada ano, é imprescindível que o plano de carreira dos colaboradores esteja sempre atualizado.

 


 

Sobre a Luandre

São 49 anos de atuação com soluções técnicas e inovadoras na área de RH. Com excelência nos serviços prestados e construindo o elo entre a organização e o colaborador, em todas as etapas de desenvolvimento dos Recursos Humanos.

A única de seu segmento eleita como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

Este reconhecimento, concedido pela revista VOCÊ S/A, é um dos principais e mais criteriosos do mercado, premiando as companhias que são destaque em gestão de pessoas e bom clima organizacional.

A Luandre atende as melhores empresas do Brasil com todo seu know-how em Recrutamento e Seleção, Administração de Pessoal (Temporários e CLT), Avaliação Profissional, Outsourcing e Programas Especiais.