RH e a valorização das pessoas na organização

Como a sua empresa valoriza a pessoa?

Ainda existe no mercado uma boa quantidade de empresas que não percebe o tamanho da importância de se investir nos colaboradores. O cenário mudou muito, porém ainda há quem não associe diretamente o sucesso ao gerenciamento do capital humano.

Para os que já desenvolveram essa visão e não encaram os recursos humanos como uma despesa, no entanto, fica clara a vantagem competitiva alcançada se comparada às demais empresas do ramo.

Foco na valorização

Os gastos com funcionários contribuem diretamente para a eficiência da organização e agilidade das operações, mesmo as mais operacionais. A política da empresa, portanto, deve estar alinhada aos Recursos Humanos com foco na valorização e no desenvolvimento pessoal e profissional de cada um dos colaboradores.

Desta maneira, as estratégias do RH terão a autonomia necessária para agregar valor e superar expectativas junto aos seus clientes internos e externos, criando vantagens sempre a favor da empresa.

Mas na prática, como executar?

Para que os Recursos Humanos atuem intensificando essa valorização das pessoas, os profissionais envolvidos devem estar voltados para o desenvolvimento de oportunidades que permitam o aprendizado e o crescimento individual. As estratégias devem incluir:

  • Captação, orientação e retenção dos talentos;
  • Melhoria contínua dos instrumentos de comunicação interna;
  • Cursos e treinamentos para aprimoramento e desenvolvimento;
  • Gestão do clima organizacional;
  • Preparo de lideranças;
  • Planos de carreira.

Um RH eficiente atua, ainda, criando rotinas saudáveis para que o fluxo neste desenvolvimento e na comunicação entre os diferentes departamentos, bem como entre diretores, resulte nas decisões mais acertadas.

Destaque por selos de premiação

Nesse contexto de valorização, as empresas podem demonstrar o reconhecimento do trabalho exercido pelos colaboradores e os talentos que possuem através do destaque oferecido por selos e premiações.

Em um cenário de cada vez mais vasta competição, as empresas vencedoras dos selos de premiação têm a chance de se destacar nos âmbitos estadual e federal, se tornando modelos de boas práticas e gestão e consolidando seu nome cada vez mais fortemente no negócio.

Como consequência, os colaboradores sentem maior prazer em serem parte do todo e “vestem a camisa” da instituição com muito mais orgulho e admiração. Um exemplo disso é a Gerente de Recursos Humanos da Kantar IBOPE, Daniele Matos, vencedora do prêmio Top of Mind RH na categoria Jovem Talento em 2017, que comenta:

“A Kantar IBOPE Media vem passando por uma série de mudanças e é uma empresa cada vez mais atrativa para os candidatos do mercado, já que buscamos oferecer internamente a mesma excelência que entregamos aos nossos clientes”.

A Luandre acompanhou, também no último ano, a premiação do seu diretor Fernando Medina, na categoria Empresário de Destaque Fornecedores de RH, resultado de sua primeira indicação.

Sobra orgulho e reconhecimento à empresa por ver realçada nacionalmente a dedicação de quem está lá dentro constantemente trabalhando para o sucesso. E é este o empenho que acaba por refletir na 6.ª conquista do prêmio na categoria Temporários & Efetivos à empresa, depois de ter concorrido já por 16 vezes consecutivas.

Temos um caso claro dos efeitos positivos da valorização das pessoas como engrenagens para o alcance dos melhores resultados no negócio como um todo.

O capital humano, por fim, representa o principal ativo de todas as empresas e, ao mesmo tempo, cada pessoa é uma fonte abundante de potencialidades a serem desenvolvidas e treinadas para sua evolução no trabalho.

A valorização, portanto, dos profissionais, é a chave da superação da empresa no mercado. E na medida que colaboradores e empresa passam a trabalhar por uma mesma finalidade, os próprios objetivos organizacionais passam a fazer parte dos incentivos à produtividade, ao relacionamento e ao progresso da gestão.