Como utilizar palavras-chave no currículo

Como utilizar palavras-chave no currículo: Então confira como as palavras-chave podem te ajudar a se diferenciar dos outros candidatos com pequenas mudanças simples! Confira a seguir como atualizar seu CV na prática e se destacar!?☝?✍?

1. O que são palavras-chave? 

Num processo seletivo são os termos utilizados dentro de uma área e mencionadas nas descrições da vaga. Essas palavras são utilizadas na triagem dos currículos, pois evidenciam o nível de compatibilidade do candidato com o cargo.

2. Como sei quais são as palavras-chave da minha área? 

Cada vaga tem uma descrição com as atividades a serem exercidas. Ao ler a descrição de cada oportunidade, você verá que algumas palavras e requisitos se repetem. Veja o exemplo a seguir:

Vaga: Auxiliar Administrativo: 

Descrição da vaga 1: Realizar atividades do setor administrativo, atendimento telefônico, planilhas de controle em Excel. Ter experiência na área administrativa, conhecimento em informática. Superior cursando. Habilidade em Excel.

Descrição da vaga 2: Ensino superior cursando em Administração, Ciências Contábeis e áreas afins; Conhe- cimento em excel intermediário; Outlook; Perfil dinâmico e organizado; Conhecimento em finanças. Atividades: Estruturação e organização de arquivos; Controle financeiro; Preenchimento de formulários, planilhas e outros documentos.

Análise: Se você é dessa área, quais requisitos você tem experiência e que se repetem nas 2 des- crições? R.: São essas palavras que você incluirá em seu currículo. Confira a seguir!

Após analisar as palavras-chave da descrição das vagas, o CV do candidato ficou assim:

Empresa: xxxxxx

Experiência:

  • Estruturação, atualização e controle de planilhas financeiras;
  • Preenchimento e revisão de formulários e documentos;
  • Separação, envio e recebimento de materiais e documentos, de acordo com prazos e modalidades;
  • Suporte à área comercial e contábil;
  • Atendimento telefônico de clientes e colaboradores;
  • Excel intermediário, outlook e pacote office.

3. O que não fazer? 

  • Não utilize palavras-chave que você não conheça ou que não tenha experiência;
  • Não jogue as palavras-chave de forma solta no currículo, elas precisam estar dentro de: objetivo, experiência e resumo profissional;
  • Não repita exatamente a mesma descrição para todas suas experiências, ninguém faz literalmente a mesma coisa nas empresas, você sempre fará algo a mais ou diferente do que fazia na empresa anterior.

4. Existe uma regra para o uso de palavras-chave?

Não existe uma regra, as palavras-chave serão di- ferentes para cada cargo e profissão. Por isso é importante levantar as palavras certas do seu cargo e utilizá-las de forma estratégica. Isso aumentará suas chances de ser mais compatível com a vaga.

Dica: Leia as últimas descrições das vagas a que se candidatou, monte seu banco de palavras-chave e atualize seu currículo 😉

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