Diferença entre ANOS de experiência e NÍVEL de experiência
Você provavelmente não sabe disso, mas existe uma diferença importante entre anos de experiência e nível de experiência.
Essa resposta pode te ajudar a valorizar ainda mais sua jornada durante a entrevista. Pois muitos acreditam que ter poucos anos de experiência significa uma falta de evolução ou aprendizado insuficiente. O que não é real. Confira nas dicas desta semana! ?????
Anos de experiência
Não está obrigatoriamente relacionado com o nível de experiência. Um profissional pode permanecer em uma empresa com o mesmo cargo/função por muitos anos. Sem que exista uma elevação no nível de desafios, responsabilidades ou atribuições, por exemplo. Logo, esse profissional pode permanecer em um mesmo nível de experiência ao desempenhar a mesma função por muitos anos seguidos.
Nível de experiência
É o grau de experiência, desafios e atribuições a que um profissional está exposto em sua jornada e não, necessariamente, tem relação com os anos de experiência.
Exemplo:
Um profissional pode ser exposto a mais desafios em 1 ano, em uma empresa, do que outro profissional que permaneceu 4 anos na mesma função em outra empresa.
Como é possível ter nível de experiência maior em um menor período?
A exposição de um profissional que deseja adquirir nível elevado de experiência em um menor espaço de tempo, dependerá de fatores:
Externos: Diz respeito a empresa e sua situação durante a permanência do profissional nela. Exemplo de fatores externos que podem impactar o profissional: Economia do país, crise política, situação da empresa, se está em expansão/ crescimento, fusão ou crise.
Internos: Diz respeito ao próprio profissional, sua capacidade de entrega, proatividade e participação direta nos resultados da empresa. O profissional consegue comprovar com números e fatos os resultados que traz para empresa. O que contribuirá para que ele assuma mais desafios e aumente seu nível de experiência, independentemente do tempo em que está na organização.
Dica:
O nível de experiência pode ser alcançado em situações adversas. E em que a empresa esteja em crise, uma empresa em crescimento terá melhor condições de proporcionar oportunidades para seus colaboradores, porém um profissional que se destaca, conseguirá mostrar seu diferencial em qualquer situação, sendo ela favorável ou não. Lembre-se disso sempre!