Inovação + Experiência = Inteligência Humana

inteligencia humana
inteligencia humana

Inteligência Humana: o equilíbrio entre inovação e experiência para eficiência no Recrutamento

O RH sempre foi uma área tradicional dentro das organizações, sustentando processos e cuidando do seu principal ativo: as pessoas.

E com o passar dos anos, a necessidade de evolução chegou de vez nesta área, que conquista cada vez mais notoriedade e relevância para os negócios. Se o RH sempre teve papel fundamental, hoje é indispensável para organizações que desejam crescer de forma sustentável e equilibrada.

Com isso, muitos processos tiveram que necessariamente serem reajustados. E quando falamos de recrutar e selecionar talentos, que é o nosso dia a dia aqui na Luandre, percebemos uma exigência ainda maior.

A evolução é bem nítida: passamos de currículos impressos para cadastros on-line, de entrega de currículos pessoalmente para envio por e-mail e WhatsApp, de processos de triagem trabalhosos para processos otimizados e entrevistas pessoais para entrevistas virtuais, por exemplo.

Diante disso, observamos surgir – e ainda surgem – diversas plataformas e sistemas que prometem trazer mais agilidade para os processos de recrutamento e seleção das empresas, otimizando e potencializado seus processos, com o objetivo final de encontrar o melhor talento.

Na Luandre, acreditamos muito na inovação de uma forma geral, tanto que temos uma plataforma própria e dedicada para gestão dos processos, onde os candidatos podem acessar, cadastrar seus currículos gratuitamente e se candidatarem nas vagas disponíveis, ao mesmo tempo em que nossas consultoras conseguem já identificar, ajustar, controlar e acompanhar todo o processo de recrutamento de forma mais efetiva.

Fato é que essa necessidade de evolução é tão evidente, que hoje um dos temas mais discutidos e tendência mais fomentada no universo do RH é a utilização da Inteligência Artificial nos processos.

Mas o que para uns é uma evolução natural, para outros um motivo de preocupação.

Enquanto uns apostam na automação 100% do processo de recrutamento, outros acreditam que o processo tradicional é o que verdadeiramente funciona.

Neste certo conflito, entendemos que temos um ponto em comum entre essas visões e que sempre consideramos na Luandre para desenvolvimento dos processos: PESSOAS!

Processos de Recrutamento envolvem pessoas, pessoas são imprevisíveis e processos que não consideram esses fatores tendem a ser menos efetivos.

Por isso, entendemos que quando falamos de efetividade em Recrutamento e Seleção, a Inteligência Humana é o ponto-chave e de equilíbrio na busca dos talentos ideais, integrando a experiência dos profissionais envolvidos com ferramentas e métodos inovadores.

Conectar essas duas realidades é potencializar as possibilidades de recrutamento.

Se, por exemplo, alguém que entende e tem bom repertório sobre a condução de processos seletivos de alta performance, é provável que essa pessoa tenha insights relevantes para otimização de uma plataforma de recrutamento, por exemplo.

Ao mesmo tempo, se você inclui no seu processo alguma etapa que envolva um contato mais próximo com o candidato, seja por uma entrevista on-line, conversa ou troca de mensagens, é possível entender melhor sobre o perfil do profissional e ter percepções que nenhum algoritmo conseguiria prever.

Para se ter uma ideia, na Luandre os processos de aperfeiçoamento da plataforma surgem das próprias consultoras e psicólogas que efetivamente conduzem estes processos seletivos e entendem com os clientes suas reais necessidades.

Desta forma, é possível indicar melhorias que não apenas pensem em performance, agilidade e dados, mas somando com percepção, análise e coerência, resultando no equilíbrio perfeito entre a inovação e experiência para maior eficiência no processo de recrutamento.

Cabe ressaltar que o processo de seleção é algo extremamente vivo, que lida com necessidades diferentes. Cada gestor que precisa contratar necessita de profissionais com características únicas, senso de urgência especifico e situações excepcionais.

Portanto, colocar o processo seletivo em uma caixinha é perder a chance de encontrar o talento ideal e não otimizar o processo é perder tempo.

Em resumo, a Inteligência Humana sempre será o grande norteador e o ponto de equilíbrio para que os processos de Recrutamento e Seleção tenham o nível de eficiência ideal, utilizando o melhor que a inovação e ferramentas podem oferecer, em harmonia com profissionais que realmente tem experiência e vivências práticas no que fazem.

E neste processo de colaboração, ganham os profissionais de RH, os desenvolvedores de plataformas e, principalmente, os candidatos, com chances mais justas de conquistarem a tão sonhada recolocação 😉

Conheça mais sobre as soluções em R&S da Luandre e acesse nossas milhares de vagas abertas em candidato.luandre.com.br