O que faz uma Consultoria de RH?

Hoje em dia uma boa gestão empresarial também é sinônimo de uma boa gestão de pessoas.

Isso significa que um departamento de recursos humanos alinhado e competente para auxiliar a organização no recrutamento e seleção. Além da retenção de talentos, é primordial para alcançar o sucesso organizacional. Mas afinal, o que faz uma Consultoria de RH?

O capital humano é extremamente importante! Pessoas comprometidas possuem um melhor desempenho. Ficam mais envolvidas com a visão e a missão da organização e, consequentemente, trazem mais resultados.

Nesse sentido, uma pergunta tem sido colocada muito em pauta:

Qual o papel de uma consultoria de RH no cenário atual? Qual a contribuição da consultoria de RH nas organizações?

A consultoria de recursos humanos é responsável por ir além da atuação de agência de emprego. Abrindo vagas de emprego e analisando os profissionais disponíveis no mercado. O seu objetivo é diagnosticar a empresa sob diferentes âmbitos.

Ela poderá analisar, por exemplo, como está o clima organizacional. Ou mapear quais competências técnicas e comportamentais do capital humano serão necessárias para determinado projeto ser viabilizado.

A consultoria avalia os desafios enfrentados pela corporação a fim de melhorar processos, serviços e produtos com base na gestão de pessoas.

Isso significa, identificar o que será preciso modificar na estratégia e modelo empresarial para reter os talentos (atendendo as suas expectativas) ou atrair novos profissionais.

O consultor deve ser – em primeira instancia – um facilitador entre os funcionários e os gestores da organização. Auxiliando na construção de um relacionamento e na implementação de mudanças alinhadas com a estratégia da empresa.

Além do papel estratégico, a consultoria pode também atuar nas questões operacionais. Agindo como um departamento pessoal outsourcing, fora da empresa.

Isso significa que ela poderá organizar o processo dos colaboradores, desde o recrutamento e seleção, passando pela folha de pagamento e controle e presença até a rescisão. Atividade burocrática essa – importante frisar – apontada como obrigatória pela lei 619 da Constituição Federal.

Ao terceirizar esses serviços é possível agilizar os processos e torná-los mais precisos, pois a expertise dessas empresas vai além do conhecimento minucioso das leis de trabalho e das diferentes relações de trabalho (CLT, temporário, terceirizado), envolve também os diversos segmentos do mercado.

Quais são as qualificações desse consultor de recursos humanos?

O profissional que atua nesse segmento precisa ter um perfil de agente de mudanças e comprometimento com os resultados, além de entender muito bem o mercado e as estratégias da empresa.

Os consultores de recursos humanos precisam ser altamente qualificados, para que consigam transformar potenciais em performance e atingir os resultados definidos pela liderança mantendo o ambiente harmônico e atendendo as necessidades dos colaboradores.

Para tanto, eles precisam ter muito conhecimento sobre as leis trabalhistas e sobre as áreas de gestão de pessoas e comportamento organizacional, além de um excelente relacionamento interpessoal para atuar como intermediadores entre líderes e funcionários.